sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

José Lopes de Andrade

Lopes de Andrade em foto dos anos 50. 
Lopes de Andrade em fotos dos anos 70

A propósito! Quem é que conhece o cidadão dessas duas fotos acima? Nada é estranho diante de uma resposta negativa já que numa cidade sem memória, a coisa mais comum é não se conhecer a sua própria história, nem saber quem foram seus cidadãos ilustres. Isso é um mal clássico de Queimadas, uma cidade  onde a cultura é relegada a último plano, e se existe secretária de cultura, põe-se qualquer uma para dirigir...
E assim segue. As pessoas mais velhas conhecem pouco de nosso passado, agora imagine os mais jovens!!!
Voltando ao caso do senhor que aparece nas fotos, ele é José Lopes de Andrade, filho de Manoel Lopes de Andrade, que era filho de um os pioneiros habitantes da "rua" de Queimadas, isso lá nos idos dos 1800.
Lopes de Andrade, como era mais conhecido, foi sem dúvida, o cidadão mais ilustre dessa cidade, tornando-se bastante conhecido nos campos da administração pública e na educação, tanto local (Campina Grande) como estadual. Chegou a ser prefeito de campina.
De novo eu pergunto! Tem algum prédio público em Queimadas que leva seu nome? Alguma escola, algum logradouro, alguma praça, Ruas, Avenidas??? Se tem, me perdoe a ignorância. Mas ...

Recentemente achei no Portal Vitrine do Cariri, uma matéria sobre o velho mestre queimadense Lopes de Andrade, referente a republicação de um de seus livro. A matéria vai trasncrita abaixo.

Um comentário:

  1. Lopes de Andrade foi também membro do Instituto Histórico de Campina Grande, ocupando o cargo de vice-presidente entre 1975 e 1977, e de presidente da Casa entre 1977 e 1979.

    ResponderExcluir