Anastácio Honório Maia nasceu em Queimadas, Paraíba, em 27 de Dezembro de 1925, filho de José Maia Filho e Maria Honório de Melo Maia (Donzinha), sendo ele o oitavo filho dos nove do casal. Formou-se engenheiro civil pela escola politécnica de Pernambuco. Em 1950, já formado, ingressou no DNOCS como engenheiro auxiliar. Posteriormente passou a chefia da obra do açude boqueirão de cabaceiras na Paraíba, concluindo-o em 1957. Em 1958 foi chefiar as obras do sistema público de Araras, do sistema Acaraú. Em 1959 foi chefiar as obras do açude Orós no Ceará, que o concluiu em tempo recorde. Em 1960, mudou-se para Brasília passando a exercer cargos no então Ministério da Viação e Obras Públicas e, depois, no Ministério dos Transportes, onde se aposentou. Também construiu obras no setor privado, em 1968, mudou-se para o Paraná onde participou da construção da barragem de Capivari - Cachoeiras e em 1969 no Rio Grande do Sul, na Usina Hidrelétrica do Passo Real.
HOMENAGEM A ANÁSTÁCIO MAIA EM ÓROS-CE.
23 de Junho de 2009
A Presidente da Câmara dos Vereadores de Orós, Luhanna Úrya (PP), entregou nessa sexta-feira (19/06), o título honorífico de Cidadão Oroense ao Sr. Anastácio Honório Maia, ex-chefe da comissão que construiu o açude Orós. A solenidade aconteceu no ginásio de esportes Aécio de Borba e homenageou também demais servidores do DNOCS que contribuíram para a construção do açude.
Na sessão foi destacada a grande atuação do engenheiro Anastácio Maia durante seus trabalhos no município. A prefeita de Orós, Fátima Maciel (PSB), o presenteou com um grande quadro do açude Orós na sangria desse ano. Anastácio Maia ao longo dos seus 83 anos, mostrou-se agradecido e prestigiado pela homenagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário