sábado, 14 de abril de 2012

Semáforos em Queimadas

A paisagem urbana de Queimadas vem passando por inúmeras transformações nesses últimos temos (pelo menos de uns 8 anos para cá), uma prova inconteste que estamos evoluindo, crescendo e se tornando um lugar desenvolvido. A mais recente dessas mudanças é a implantação dos semáforos na Avenida Assis Chateaubriand, a Rua da BR-104 (pista), confluência com a Rua Odilon Almeida Barreto - o Contorno. A sinalização ainda não está em funcionamento, mas a fixação das hastes que vão segurar os referidos sinais é um bom indício de que em breve teremos este presente. Digo presente, pelo fato de que atravessar essa pista, principalmente em horários de pico - manhã, meio dia e a tardinha - é sempre um transtorno para pedestres e motoristas, num trânsito de cão onde funciona a lei do mais forte. Temos assim, um alento de disciplinamento. 
A infra estrutura básica, recomendada pelo DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes) para que os semáforos fosse implantados, já havia sido providenciada pela prefeitura a algum tempo, com a reorganização dos canteiros do "Contorno", por exemplo.

Bem! em minha opinião essas hastes enfeiaram o ambiente, mas convenhamos: o que importa e a funcionalidade. Essas fotos são do Portal Queimadas (do Facebook).

DAS ANTIGAS
Note quanta diferenças no "Contorno" de ontem para e de hoje. As duas fotos abaixo, a primeira de 1992 (Antonio Carlos) e a segunda de 1988 (nos cedida por Naldinho - o Fera), nos dá uma ideia dessas modificações: a olhar pela baixa circulação de veículos, ver-se que eram tempos de sossego. 

Algumas outras imagens que ficaram em nossas mentes: a coluna de propaganda, que nos anos 90 povoou as ruas centrais das pequenas/médias cidades do interior nordestino e a acanhada plaquinha que indicava - "aqui é Queimadas"!

Outra sequencia de fotos do "Contorno" e de seu entorno nesses últimos 4 anos.

Marcelo Silva fez algumas fotos da área do "Contorno" do alto do prédio do Armazém Paraíba. Vejas duas delas abaixo:

Nessas fotos abaixo veja o intenso movimento de veículos na área, o que pedia, já à algum tempo, um semáforo para o local.
 
 

E finalizamos com essas fotos de Naldinho - o Fera (grande colaborador do Blog Tataguaçú) - de 2011. Aqui notamos o vai e vem de pessoas no local onde será implantado os semáforos.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir