sexta-feira, 8 de março de 2013

Repercursão da morte de D. Dulce



PORTAL CORREIO
Morre 1ª vereadora de Campina Grande; corpo é velado na CMCG
O presidente do Poder Legislativo, vereador Nelson Gomes Filho, decretou luto oficial no Poder Legislativo, como uma homenagem póstuma à senhora Dulce Barbosa

Maria Dulce BarbosaO corpo da primeira mulher vereadora de Campina Grande, na Primeira Legislatura (1947 a 1951), Maria Dulce Barbosa, será velado nesta sexta-feira (8) na Câmara Municipal campinense. A informação é do presidente do Poder Legislativo, vereador Nelson Gomes Filho, que decretou luto oficial no Poder Legislativo, como uma homenagem póstuma à senhora Dulce Barbosa.
Ele disse que “este é um momento de tristeza, quando Campina Grande perde a parlamentar pioneira que integrou com muita honra os quadros da Câmara Municipal. É lamentável que Campina Grande perca esta desbravadora, essa verdadeira baluarte que tantos serviços prestou ao nosso município. O Poder legislativo está de luto por essa perda irreparável”, afirmou o presidente Nelson Gomes.
Afirmou que é triste que essa notícia da morte de Dulce Barbosa venha a ser dada exatamente no Dia Internacional das Mulheres. Ele se solidariza com a família Barbosa e pede a Deus que a console.
 

G1 PARAÍBA

Morre, aos 96 anos, a primeira mulher prefeita da Paraíba

Maria Dulce administrou a cidade de Queimadas a partir de 1963.
Pioneira também foi primeira vereadora de Campina Grande.

Maria Dulce morreu com 96 anos em Campina Grande (Foto: Divulgação)Morreu na manhã desta sexta-feira (8) a primeira prefeita eleita na Paraíba e a primeira vereadora da cidade de Campina Grande, no Agreste paraibano. Maria Dulce Barbosa foi vereadora entre os anos de 1947 e 1951. Ela administrou a cidade de Queimadas, também no Agreste, a partir de 1963.
Edson de Souza, coordenador de imprensa da Câmara Municipal de Campina Grande, comentou que “alem do pioneirismo na Paraíba, ela também foi uma das primeiras prefeitas eleitas em todo o Brasil. Antes do município de Queimadas ser emancipado, ela foi para Campina Grande e conseguiu ser vereadora por lá. Após a emancipação, ela voltou para sua cidade e conseguiu ser eleita prefeita em 1963, um marco para a Paraiba”.
Ainda de acordo com Edson de Souza, a aposentada  sofreu um infarto. O corpo de Maria Dulce Barbosa será velado na Câmara de Campina Grande até este sábado (9) de onde segue para Queimadas. O sepultamento acontece no domingo (10), na cidade onde ela foi prefeita.

WSCOM Online

Morre a primeira Prefeita da Paraíba
Maria Dulce Barbosa chegou à prefeitura de Queimadas em 1963

No Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, a Paraíba perdeu um dos grandes nomes femininos do nosso estado. Faleceu nesta sexta-feira, 8, em Campina Grande, a primeira vereadora e prefeita da Paraíba, hoje em Campina Grande, Maria Dulce Barbosa.
Maria Dulce era tia de Emília Correia Lima, atual presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (Cehap) e faleceu aos 96 anos. Na sua história, participou das agitações políticas com o movimento das mulheres na Paraíba dos anos de 1930 a 1950.
Eleita vereadora de Campina Grande por três mandatos consecutivos, chegou à prefeitura de Queimadas em 1963, sendo a primeira Prefeita eleita no Estado, e a terceira do Brasil.
O velório será realizado ainda hoje, 8, na Câmara Municipal de Campina Grande e depois o corpo seguirá em cortejo para a cidade de Queimadas.
http://www.wscom.com.br/index.php/noticia/paraiba/MORRE+A+PRIMEIRA+PREFEITA+DA+PARAIBA-145168




CLICKPB
No dia da mulher, primeira prefeita da PB morre em Campina Grande
Faleceu hoje em Campina Grande, Maria Dulce Barbosa, a primeira mulher vereadora e prefeita da Paraíba.
Maria Dulce era tia de Emília Correia Lima, atual presidente da Companhia Estadual de Habitação Popular da Paraíba (Cehap) e faleceu aos 96 anos.
Maria Dulce participou das agitações políticas com o movimento das mulheres na Paraíba dos anos de 1930 a 1950.
Eleita vereadora de Campina Grande por três mandatos consecutivos, chegou à prefeitura de Queimadas em 1963, sendo a primeira Prefeita eleita da Paraíba e a terceira do Brasil.
 O velório será realizado na Câmara Municipal de Campina Grande e depois o corpo seguirá em cortejo para a cidade de Queimadas.
RETALHOS HISTÓRICOS DE CAMPINA GRANDE
MORRE MARIA DULCE BARBOSA, A PRIMEIRA VEREADORA DE CAMPINA GRANDE
O corpo da primeira mulher vereadora de Campina Grande, na Primeira Legislatura (1947 a 1951), Maria Dulce Barbosa (foto), será velado hoje na Câmara Municipal.
Mais informações daqui a pouco n'A Hora do Povo, com Abílio José, e no Borborema Notícias, às 19h15, com Carla Amorim.
 TV Borborema/SBT, a TV que tem a cara de Campina!
(Fonte: Bastos Farias)
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário